Petrie Museum

13/08/2014 17:32

Hoje Londres amanheceu ensolarada! Céu azul, azul e aquele friozinho (do verão inglês!) no rosto...

As sessões da manhã aconteceram no Pitrie Museum. Este museu  tem uma das maiores coleções de artefatos egípcios do mundo. Fica dentro do campus principal da UCL. É  um museu universitário essencialmente voltado para a pesquisa.

As duas primeiras sessões foram relacionadas a embalagem de obras para serem transportadas. Tivemos um workshop com diversos tipos de embalagens para diversos tipos de transporte. 

Depois tivemos um aula prática manuseando os valiosíssimos artefatos egípcios em embalagens para serem emprestados para exposições. Pia  Edqvist é a curadora que nos explicou todos os processos que as peças passam aos serem emprestadas, desde os registros documentais até a embalagem.

Fiquei fascinado pelo museu. É um museu à moda antiga, com aquelas infinitas prateleiras victorianas cheias de peças, não muito prático para os dias de hoje, mas cheio de charme!

Pela tarde fomos fazer uma avaliação expográfica in loco. Dessa vez fomos a Tate Modern. Uma das galerias mais fantásticas aqui em Londres. O prédio era uma antiga estação de energia desativada. E a criação da galeria proporcionou uma revitalização para toda a área.

Hoje é um dos locais mais visitados de Londres. Isso que é visão administrativa. Cultura é de fato um ótimo negócio. O sucesso foi tanto que já começaram sua ampliação. Um modernoso prédio será anexado ao já existente. A estrutura já está pronta, creio que não deva demorar  muito para a inauguração.

Na sua coleção todos os grandes mestres do século XX e XXI nas galerias de longa duração. E duas duas grandes exposições temporárias no momento: Matisse e Malevich.

E assim, a cidade se renova...e se mantêm como importante centro de artes, turismo e business...

Amanhã tem mais!