How to Develop Exhibitions

11/08/2014 18:15

Esse é o título do módulo que estou participando. A apresentação começou com toda a equipe da Museum  Training School/British Council: Jane Weeks, Tonya Nelson, Edmund Connolly e Nathan Tregarvan.

O curso é ministrado por Freda Matassa que tem muitos anos de experiência na área de curadoria e já trabalhou na Royal Academy of Arts e na Tate.

Somos só oito participantes: eu representando o MAFFO/Brazil, Maryam Fardan do National Museum/Barain, Wenjun Yu do Museu Qian Xuesen/China, Andrea Camacho Museu Palacio de Bellas Artes/México, Ronke Akinnyele do Terra Kulture/Lagos-Nigéria e Farrah Asqul e Fahad Al Hansi ambos do Bait Al Zubair Museum em Omã, além de Yuliya Glazyrina do Perm Museum/Rússia.

Como se vê, uma verdadeira torre de babel, mas todos com algum em comum: o engajamento com o museus.

Pela manhã tivemos uma série de palestras com profissionais de diferentes museus que abordaram tópicos importantes quando pensamos em exposição museológica: etiquetas, publicidade, público, políticas de empréstimo e parcerias internacionais. Os debates também foram muito interessantes, e os problemas e perspectivas foram compartilhados por todos.

No fim da tarde fomos fazer uma avaliação expográfica in loco. Visitamos a Hayward Gallery. Esta é uma das mais renomadas galerias públicas do Reino Unido e esta localizada no South Bank Center - que é um complexo cultural com teatros, cinemas e galerias. A Hayward só organiza exposições temporárias de arte contemporânea, no momento a exposições chama-se The Human Factor e mostra como o corpo humano tem sido retratado no atualidade. A curadoria foi muito bem trabalhada e discutimos aspectos técnicos da exposição.

Ainda preciso processar todas as informações desse primeiro dia...amanhã tem mais.

Sorry, mas não consegui carregar fotos aqui no blog, não descubro se o problema é na conexão wi-fi ou no meu tablet. Tentarei carregar em um computador da universidade...o problema é conseguir um tempo...