British Council Collection

12/08/2014 17:01

Nosso segundo dia de curso começou com uma excelente palestra ministrada por Dinah Casson que é direitora criativa de uma empresa de design expográfico. Ela já trabalhou com todos os grandes museus do Reino Unido, como o Victoria & Albert, Science Museum, Natural History e Imperial war. Foi uma palestra fascinante, ele nos mostrou como as novas tecnologias tem contribuido na museografia. Também mostrou exemplos impressionantes de criatividade,  mesmo quando o orçamento é pequeno. Ela é apaixonada pelo que faz  e nos mostrou como os objetos podem contar histórias incrivéis. Só depende do nosso empenho.

David Gosling é o engenheiro responsável pela Crown Fine Art, uma grande empresa especializada em transporte de peças de arte. Na sua palestra ficamos conhecendo todos os processos legais e logísticos de grandes operações. Eles já transportaram esculturas contemporâneas de 3 toneladas!

Jen Kaines (Leeds Museus & Galleries) e Yvonne Hodgson (National Museum Scotland) nos contaram um pouco de suas experiências com empréstimos de peças para grandes exposições. É impressionante conhecer as cifras desse mercado de exposições temporárias que atraem milhões de visitantes e aumenta a competitividade entre os grandes museus de produzirem algo cada vez melhor.

Pela tarde fomos conhecer a coleção de arte do British Council, na sua reserva técnica. O  British Council existe a 75 anos e esta presente em 110 países e se propoē a divulgar a arte moderna e contemporânea britânica no mundo. Também desenvolve uma série de programas em parceria com outros países.

Nossa tarefa no final do curso será organizar uma mini exposição de 20 obras selecionadas desse enorme acervo, dentre elas obras de Ben Nilcholson, Patrick Caulfield, Bridget Riley, Henry Moore e de Damien Hirst- o mais celebrado artista da atualidade no Reino Unido.

Como se não bastasse, ainda tivemos nessa noite uma recepção especialmente preparada para nos pela equipe de arqueologia da universidade. Arqueologista que estão defendendo o mestrado organizaram uma pequena exposição do acervo de objetos  gregos  e cipriotas da sua coleção.

Foi um dia muito proveitoso e com muita troca de conhecimentos e experiências.